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3 doutrinas do marketing digital que não devem ser levadas ao pé da letra
05/08/2017 Adriano Meirinho 0
Trabalhar com marketing digital há quase 20 anos é ouvir constantemente conselhos passados como doutrinas e garantias de sucesso. A cada novo conceito que surge no meio empresarial e de marketing, um turbilhão de profissionais cai na armadilha de acreditar que tudo aquilo deve ser tomado ao pé da letra, como uma receitinha pronta em que tudo funciona de forma igual em qualquer empresa e em qualquer produto.
Mas a gente sabe que não é bem assim. Nada do que funciona de verdade pode ser implementado em um ou dois dias sem estudo prévio ou conhecimento real do que será feito e dos resultados disso. Aqui vão algumas dessas doutrinas que levam tempo e trabalho duro para mostrarem suas caras.
- É obrigatório saber as palavras-chave do seu negócio
Falar de palavra-chave já virou mais do que modinha. Não existe uma empresa trabalhando no digital que não tenha se preocupado em fazer um planejamento de palavras-chave que podem ser trabalhadas no negócio.
Mas de nada adianta saber exatamente como seu público te procura se não houver um planejamento de ações e metas concretas para que isso seja incorporado em todas as estratégias. As palavras-chave não estão só na sua linguagem, mas também no código do seu site, nas campanhas que realiza, em seus conteúdos e na forma com que sua empresa é citada por parceiros. Além disso, elas precisam ser atualizadas constantemente por um profissional que entenda de SEO e faça um bom uso das plataformas.
O mais importante aqui é você identificar como sua empresa busca por seu produto ou serviço, e não como você quer que eles busquem.
- Exige-se que sua empresa possua um blog de conteúdo
Não é a toa que o Google possua resultados de artigos para qualquer coisa que se pesquise. Existe uma imensidão de blogs pequenos e com conteúdos rasos em primeiro lugar nas páginas do google, todos transmitindo uma imagem ainda pior do que a do site oficial de cada empresa.
Não adianta criar um blog de conteúdo para sua empresa se todos os textos forem rasos, não tratarem das dores de seu cliente e não forem pensados dentro de uma estratégia robusta. Os melhores conteúdos são escritos em menor quantidade, pelos próprios profissionais que estão vivenciando o setor, entregues de forma pessoal e segmentada para os clientes.
- Está imposta a contratação de uma agência de marketing digital
Não faltarão ofertas para que sua empresa feche logo o serviço com uma agência de marketing digital que prometa o mundo para você. Contratar uma agência de marketing digital sem saber exatamente seus objetivos com ela, sem definir metas reais e tangíveis, e sem ter paciência para resultados a longo prazo não será nem um pouco vantajoso.
Também não adianta pensar que a agência ficará responsável por todo o seu trabalho de marketing. É preciso ter um funcionário ou seu próprio controle interno das ações realizadas por ela, entendendo os processos do começo ao fim.
Trabalhar o marketing digital de sua organização não é frescura, é necessidade. Só é preciso ficar esperto para não cair no bom papo de marketing de quem finge que sabe com o que está lidando.
A dica aqui é: não terceirize a inteligência do seu negócio para uma agência. Terceirize o processo manual, afinal, nenhum agência conhece e se dedica tanto ao seu negócio quanto você. Cuidado com as agências que prometem milagres e relatórios mensais bonitinhos não significam nada.
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Tags: agencia de marketing, blog, content marketing, marketing digital
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