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Erros que estão matando suas conversões de e-mail marketing
11/13/2017 Adriano Meirinho 0
Lá nos anos 2000, ninguém recebia email algum, ou seja, a efetividade do email marketing era gigantesca. Na minha experiência, tive taxas de 60% de abertura em e-mails de campanhas e cheguei em 80% com os e-mails transacionais!
Este cenário claramente mudou. A quantidade de spam aumentou exponencialmente e a comunicação por email perdeu a efetividade que tinha antes. Taxas de abertura na casa dos 20% hoje em dia são coisa rara. Os hosts colocaram regras rígidas para controle de spam e, se hoje em dia, você não trabalhar com Return Path, um bom processo de higienização de base e opt-in, você terá pouca efetividade.
Por esses e outros motivos, aqui vão algumas das razões que estão matando suas conversões de email marketing e o que você pode fazer para cada situação.
Emails que não chegam aos destinatários
Quando você envia uma campanha de email marketing para uma grande base de email, é bastante provável que uma porcentagem dela não receba o que foi enviado. Isso acontece porque alguns emails podem estar desativados ou com endereços incorretos, rejeitar o conteúdo de seu email ou ter seu IP bloqueado por provedores.
Seja qual for o motivo, existem ferramentas que amenizam essas taxas de bounce a partir dos registros de oscilações. Esses registros devem influenciar mudanças e um direcionamento positivo do seu programa de email. Também chamado de return path, esses programas indicam de onde estão vindo esses retornos e como lidar com eles.
Fazer a higienização de base, limpando os endereços que retornam emails, deve ser uma tarefa frequente para melhorar suas taxas de conversão. Existem algumas informações que a maioria das ferramentas de email marketing fornecem e são muito importantes para a manutenção da lista:
- Hard bounces: os emails considerados inválidos. Isso inclui os que já existiram e deixaram de existir, os que foram indicados de maneira errada propositalmente e também os emails com erros de digitação;
- Soft bounces: emails válidos, mas que por algum motivo não puderam ser entregues. O motivo normalmente é que a caixa está cheia;
- Reclamações de spam: indica que o usuário se incomodou e acredita que sua empresa não tinha o direito de enviar esse email a ele;
- Pedidos de descadastramento: é uma obrigação de toda empresa oferecer nos emails enviados uma opção de descadastramento. Isso quer dizer que o usuário não quer mais receber essas mensagens.
Com essas informações em mãos, fica fácil fazer a manutenção da lista higienizada. Basta remover, antes de cada envio, os usuários que já tiverem hard bounces, reclamações de spam e pedidos de descadastramento. A maioria das boas ferramentas de envio de email marketing já faz tudo isso automaticamente.
Linguagem muito comercial
Já notou o quão parecidas são a maioria das mensagens que chegam na sua caixa de emails? A linguagem comercial, exaltando o produto como se fosse a melhor coisa que o cliente irá ter na vida, na maioria das vezes é cansativa e pouco atrativa.
A não ser que você faça diferente, seu email será só mais um perdido em uma grande lista de mensagens. Para evitar soar dessa forma, procure tornar seus emails sempre mais pessoais e personalizados, utilizando nomes e conversando como um amigo. No primeiro momento, fale sobre as necessidades e problemas do cliente, e não sobre o quanto sua solução é fantástica.
Não utilizar calls to action
Se você estiver trabalhando com uma landing page, um blog ou um email, os calls to action devem estar sempre presentes na sua estratégia. É apenas por meio deles que você irá conseguir um maior número de conversões e utilizar o conteúdo para levar seu cliente para a próxima fase do funil de vendas.
Utilize chamadas para a ação claras e objetivas, destacadas do conteúdo, mas que se adequem ao contexto. O que você que conseguir com esse conteúdo? Lançar um evento? Fazer com que seu cliente se cadastre em outro conteúdo? Realizar uma venda? Direcione todo o texto e imagens para esse objetivo.
Abusar das imagens
Seu primeiro instinto provavelmente será lotar o seu conteúdo de email com imagens cativantes, bonitas, que chamem a atenção do seu cliente. O negócio é que grande parte das pessoas que receberem seu email estarão com as imagens desativadas. Nesse caso, a sua mensagem continuará fazendo sentido?
Isso não quer dizer que você não deva usar imagens. O importante é tomar cuidado para deixar o texto auto explicativo das imagens que o completam, assim como completar o alt text das imagens com palavras que descrevam exatamente o que está sendo exibido.
Não se adequar às expectativas do cliente
Se seus clientes se inscreveram na sua newsletter, quer dizer que ele estão esperando um tipo específico de conteúdo, com a frequência que lhes foi prometida. Se você fugir muito desse tópico ou enviar os emails com uma frequência maior do que havia prometido, existem grandes chances de que os clientes se descadastrem de sua lista.
Para além disso, mesmo que os clientes estejam esperando determinado conteúdo, se seus emails se tornarem repetitivos em termos de conteúdo, também existem chances de que se tornem desinteressantes. É importante encontrar o balanço entre o que seus clientes estão esperando e a melhor forma de surpreendê-los.
0 0 voteArticle RatingCategories: E-commerce, Marketing Digital, Startups
Tags: email marketing
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