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Só se sai do lugar com algum grau de desequilíbrio
03/21/2017 Adriano Meirinho 0
Você já se pegou questionando sobre como as primeiras ideias do universo surgiram? Quem pensou em criar uma linguagem e dar nome às coisas? Como deve ter sido acender o fogo pela primeira vez? Já pensou no susto que a primeira pessoa a fazer pipoca levou? Hoje, todos esses primeiros passos são tão inerentes em nossas vidas que pouca importância damos à simplicidade e força das ideias aparentes.
Algumas das mais brilhantes criações do mundo são assim: simples, próximas, reais, deixando evidente algo que estava em nossa frente há muito tempo. O erro está em acreditarmos cada vez mais que estas soluções óbvias e aparentes já foram todas tomadas, que as decisões dos melhores primeiros passos estão prontas.
Está na hora de pensar fora da caixa
Tudo pode ser reinventado e olhado por novas perspectivas. É possível e necessário pensar fora da caixa, sair do nosso cubinho de experiências já vividas e olhar para o todo por novas lentes. O mundo está saturado de receitas prontas e de pessoas repetindo constantemente estas receitas, sempre caminhando por cima de outras pegadas e poucas vezes criando novos caminhos.
Para transformar nossa caixinha em um espelho que reflita todo o universo de possibilidades à nossa volta, algumas metodologias se mostraram muito eficientes. O design thinking é uma delas.
Olhando por novas lentes a partir do Design Thinking
O design thinking é um tipo de planejamento voltado à criatividade, inovação, trabalho em equipe e prototipação, todos elementos com os quais já trabalhei e tenho bastante paixão. Tudo começa a partir da sua união com um grupo de pessoas bem diferentes de você.
Ter pessoas com formações diversas, vivências próprias e contribuições de experiências ricas é o alimento para que ideias inventivas surjam de lugares inesperados. Defina o problema que quer resolver e comece a pensar fora da caixa.
Identifique as necessidades e pessoas envolvidas nesse problema. Isso tudo pode ser feito apenas utilizando papel e caneta para criar os fluxos. Olhando para o problema, as pessoas envolvidas e atividades possíveis em cima disso, comece a gerar ideias sem pensar nos limites técnicos, financeiros ou científicos.
A maioria de nós acredita que foco se trata de olhar através de uma lupa para um ponto fixo, mas a verdade é que muitas vezes o melhor foco se trata de olhar em tudo rodeia este ponto.
Quanto mais ideias e mais pessoas envolvidas neste brainstorming, melhor! Depois de ter as ideias, selecionem juntos por votação as 3 melhores. Pensem na viabilidade de cada uma delas, se irá solucionar verdadeiramente o problema. Quando escolhida a melhor delas, parta para o protótipo, a validação com o público e o aprimoramento.
A criação desses modelos representativos permite demonstrar como um produto ou serviço deveria funcionar na prática e validar hipóteses junto aos usuários. Ao criar essa demonstração, a equipe esclarece e afunila suas ideias, em uma troca contínua de ideias criativas trazidas das etapas anteriores.
Quando estamos olhando para os lugares certos, o pulo no escuro pode ser o primeiro passo para chegar à luz.
0 0 voteArticle RatingCategories: Marketing Digital
Tags: criação, design thinking
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