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Em um mundo automatizado e movido a ferramentas, onde fica o RH?
09/03/2017 Adriano Meirinho 0
Pense nos principais serviços realizados por um profissional de recursos humanos: recrutamento, seleção, desligamento e compensação de funcionários, implementação e avaliação dos resultados de treinamentos dos profissionais, realização de pesquisas de clima organizacional e 360º, elaboração de gráficos e planilhas para o acompanhamento das métricas de RH por funcionário e setor.
De todas essas atividades, quantas delas você acredita que já poderiam ser realizadas com ferramentas inteligentes automatizadas para compilar informações e realizar ações a partir de comportamentos anteriores?
O que fazem os softwares de RH?
As ferramentas de automatização e baseadas em nuvem estão transformando a forma de trabalho do setor de RH. O valor dos softwares automatizados é sua habilidade de diminuir custos, aumentar a produtividade e otimizar resultados. Nesse quesito, eles podem realizar o cálculo e realização de pagamentos mensais de funcionários, aperfeiçoar processos de admissão com relação à análise e criação de documentos, aplicar pesquisas com funcionários e compilar os dados automaticamente, entre muitas outras tarefas.
Quando você tem a capacidade de tomar decisões efetivas a partir de dados de um sistema automatizado, a produtividade aumenta consideravelmente, é mais fácil economizar dinheiro em equipamentos e em ações para a empresa e avaliar quais setores estão precisando de transformações.
Como ser um profissional de RH do futuro?
Muito se fala sobre como a inteligência artificial e a automação vai acabar com determinados empregos. Entretanto, quando se fala sobre RH não é bem assim. Em nenhum cenário é possível eliminar a intermediação humana de um setor de recursos humanos.
Mesmo com softwares que realizam tarefas automaticamente com qualidade, ainda precisaremos da sensibilidade, da proximidade e do contato humano para avaliar quais informações são importantes, pensar com cuidado em como esses processos irão afetar cada pessoa dentro da organização.
Como o setor de RH é em grande parte feito por documentação, as soluções são muito interessantes como forma de diminuir trabalhos manuais, organizar arquivos e principalmente facilitar o pensamento estratégico de novos profissionais de RH. Gerenciar informações estruturadas para cada processo específico elimina tarefas redundantes, mas nunca vai eliminar o potencial humano por trás de cada ação.
O que com certeza irá mudar é a necessidade de que profissionais de RH se adaptem cada vez mais à ferramentas, tenham uma facilidade maior com tecnologias e saibam trabalhar com elas como se fossem uma extensão de seu próprio pensamento. Você está preparado para isso?
0 0 voteArticle RatingCategories: Negócios
Tags: rh, rh do futuro
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