-
MVP: é melhor fazer alguma coisa do que não fazer nada
09/22/2017 Adriano Meirinho 0
Fazer o mínimo para lançar uma ideia pode sim gerar o máximo resultado. Esse é o conceito do MVP ou mínimo produto viável, estratégia conhecida dentro de startups e que incentiva a ação para além de ficar planejando detalhes minuciosos por muito tempo.
O mínimo produto viável ou MVP
Criar um MVP significa fazer uma versão de um produto que permita a equipe coletar o máximo de aprendizado com o público-alvo com o menor esforço possível. Ou seja, se seu desejo é criar um aplicativo para facilitar a comunicação entre empresas, você pode fazer apenas as principais telas desse aplicativo para teste ou até mesmo um vídeo que explique como vai funcionar a plataforma.
Muitas grandes empresas que conhecemos nasceram a partir de mínimos produtos viáveis. A Dropbox é um exemplo disso, tendo surgido a partir de um vídeo antes mesmo da plataforma ter qualquer tipo de estrutura programada.
Flexibilidade, agilidade e produtos ou serviços centrados no usuário
É fácil entender porque mínimo produto viável está tão ligado às startups. Quando você possui apenas os recursos suficientes para uma tentativa, o erro precisa ser rápido e menos doloroso. Quase como tirar um band-aid. Com pouco investimento já é preciso saber o que vai funcionar e o que não vai.
De todas as incertezas que você tem sobre sua nova ideia brilhante, quais são determinantes para o funcionamento deste produto ou serviço? São essas que precisam ser colocadas a prova primeiro em um MVP. Não é sobre fazer uma primeira versão feia ou inútil. É sobre fazer o melhor com o mínimo de investimento e funcionalidades possível.
De que adianta planejamentos imensos que levam meses para serem concluídos se, quando for colocado em prática, poderá não ter uma boa aceitação pelo público para quem o produto foi feito? Com as métricas certas para analisar essa recepção do cliente e modelos de mensuração que permitam adaptar rapidamente o produto ou serviço, a melhor forma de se tornar gigante é sair fazendo.
Para conhecer algumas dessas métricas que podem te ajudar, nos dias 27 e 28 de outubro estarei participando do evento Academia do ROI em Jundiaí-SP para recomendar algumas das melhores práticas que conheci até hoje. As vagas são limitadas, então é só acessar aqui para saber mais e fazer sua inscrição!
0 0 voteArticle RatingCategories: Negócios, Startups
Tags: minimo viavel produto, mvp
Provar o ROI do marketing: o maior desafio do setor não é um desafio O marketing em 2018 é de responsabilidade social
Subscribe0 CommentsInline FeedbacksView all comments