-
Seus funcionários são seus primeiros promotores de marca
11/27/2017 Adriano Meirinho 0
O ser humano gosta de se associar a marcas que reflitam seus valores, o que acreditam sobre a própria vida e como gostariam de agir no mundo. Se seus funcionários não pensam dessa forma sobre sua marca e não compreendem essa necessidade de se envolver com ela, já existe uma falha na empresa e na venda.
Na grande maioria dos casos, essa falha não está nas ações do funcionário, mas nas do gestor que os contratou, na comunicação interna da empresa, na qualidade dos produtos. O funcionário pode machucar a marca não intencionalmente nesse processo. A vida e o trabalho, ainda que todos tentem separá-los, estão juntos mais do que nunca na era digital em que estamos vivendo.
É preciso valorizar o quanto da vida de seus funcionários se relaciona com o trabalho. O jeito que eles pensam e como se mostram para o mundo importa, e muito, na forma que interagem com seus serviços e em como a marca se reflete para todos.
Seus funcionários são seus primeiros promotores de marca. São eles que estão envolvidos de forma mais próxima com seu produto e isso significa que eles precisam acreditar tanto quanto você no que estão vendendo, em como eles também são uma representação da marca e precisam corresponder à isso.
As pessoas que mais tem contato com o produto devem ser aquelas que mais advogam por ele, em primeiro lugar. O branding começa por aí, por quem vende seu produto, e deve ser feito do jeito certo. O que seus funcionários dizem e como agem sobre a marca acaba afetando diretamente na percepção dos clientes.
Como transmitir os ideais da empresa aos primeiros promotores de marca?
Tudo isso se constrói com uma comunicação interna consistente e uma cultura organizacional que segue os valores da marca, transmite eles para o ambiente da empresa e todos que fazem parte dele. A princípio, contratar pessoas que se encaixem nesses valores e em um perfil que torna-os ainda mais ativos é essencial.
A partir daí, atividades em equipe que valorizem e reconheçam a identidade da organização não são uma perda de tempo e valem o investimento. Eventos, reuniões, encontros de discussão, cursos e treinamentos podem ser realizados com esses objetivos, sempre a partir do ideal que sua empresa pretende transmitir ao mundo. Envolver todos os funcionários em projetos que reflitam os valores também é extremamente positivo, como o apoio de uma causa social, por exemplo.
Além disso, atividades diferentes que fujam da ideia de trabalho auxiliam muito para desenvolver um ambiente mais unido, consciente e vivo. Fazer uma sessão de filme, uma roda de leitura, comemorar uma data juntos e praticar algum exercício são exemplos de ações que movimentam as ideias e fazem todos se conhecerem melhor. A individualidade de cada um deve ser respeitada nesse processo e incentivada como forma de agregar ainda mais ao DNA da empresa e auxiliar no desenvolvimento pessoal. As melhores ideias aparecem no momento em que as pessoas sentem que fazem a diferença, pertencem à um todo maior e são ouvidas como partes iguais nesse todo.
0 0 voteArticle RatingCategories: Negócios, Startups
Tags: promotores da marca
Growth hacking é só um nome bonito para um marketing bem feito Seu negócio é uma caixa de vidro que todos podem ver
Subscribe0 CommentsInline FeedbacksView all comments