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O que os clientes esperam de sua agência de marketing
12/27/2017 Adriano Meirinho 0
Quando você pensa em uma agência de marketing ou de publicidade, qual a primeira imagem que vêm à mente? Jovens descolados sendo criativos em ambientes descolados, a partir de computadores e ferramentas descoladas, não é?
Hoje, invariavelmente, as agências de marketing são formadas por pessoas de mente aberta e criativa, trabalhando em locais muito bem decorados, grande parte das vezes com uma sala de jogos ou qualquer outro ambiente de descontração para “acalmar os nervos e deixar fluir a criatividade.” Ideal, não?
Em sua grande maioria, essas agências entregam Peças Bonitinhas Com uma Sacada Inteligente. Nada contra, mas está faltando algo de muito importante no meio disso: entender seu cliente e apresentar resultados.
A consciência de mensuração de resultados nos dias de hoje é muito forte, por isso os Gestores de Marketing tem grande pressão por mostrar números de suas campanhas. Há uma necessidade constante de provar o ROI, no formato de mídia que for e na campanha que for.
O erro está em formar agências muito criativas e pouco analíticas, que pecam em entender estratégias de negócio, se sustentando apenas em estratégias de comunicação e habilidades técnicas de criação.
As agências estão mudando suas operações e o que entregam. Um exemplo disso foi a entrada da Mckinsey e Accenture nesta briga no último ano. O que eles têm que as agências old school não tem? Uma visão de negócio e estratégia.
As agências precisam priorizar as demandas do cliente, mergulhando de cabeça no seu negócio para entender o que realmente funciona. É necessário agir com esse perfil de consultoria, primeiro olhando para o cenário e planejando métricas para as ações para só depois focar na qualidade dessas entregas.
Os clientes, por outro lado, devem compartilhar os resultados com as agências SIM. Vejo reuniões de horas entre cliente e agência para escolher qual a cor da camisa do casting da próxima campanha, horas discutindo slogan da peça, diagramação, imagens… Se metade dessas reuniões fossem convertidas para as estratégias que estão por trás de cada campanha, os resultados seriam outros.
Quando se trata de métricas, análise de dados e apresentação de resultados reais, a competitividade no setor aumenta, a qualidade dos serviços sobe e só se sustentam as agências que não vivem apenas de aparências.
0 0 voteArticle RatingCategories: Marketing Digital, Startups
Tags: agencia de marketing, agencia de propaganda, publicidade
Seu negócio é uma caixa de vidro que todos podem ver Analisar as ações de forma metódica é o melhor jeito de se dar bem no marketing
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